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domingo, 21 de setembro de 2014

“Trabalho, Cooperação e Solidariedade”/ Pronatec – Quilombo do Sopapo”

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À esq., turma do Curso Editor de Vídeo (tarde) e à direita, turma do Curso de Projeto Visual e Gráfico (noite). As atividades foram realizadas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS).


No período de 28/08 a 19/09 foi ministrada a disciplina “Trabalho, Cooperação e Solidariedade” dentro da ementa dos cursos de Editor de Vídeo e de Projeto Visual e Gráfico ofertados pelo Pronatec no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. O curso é oferecido mediante uma pactuação entre a Guayí e o Instituto Federal de Canoas (IF Canoas) e objetiva levar ao espaço do Ponto de Cultura cursos profissionalizantes para qualificação de jovens e trabalhadores nas áreas de Arte, Cultura e Design.

A disciplina foi ministrada pelo educador popular Leandro Silva e teve como objetivo refletir com os participantes dos cursos as perspectivas de acesso a trabalho e renda pelo viés da cooperação e da solidariedade, partindo de experiências já conhecidas no campo da Economia Solidária e da Economia da Cultura. Tais conhecimentos constituem um diferencial na realização dos cursos pactuados pela Guayí e ofertados no Quilombo do Sopapo, pois visam não só formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas também com capacidade de buscar alternativas de protagonismo, autogestão e criação de empreendimentos culturais solidários que fomentem o acesso dos participantes ao mundo do trabalho por outras vias, para além do que está posto pelo atual sistema capitalista.

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As disciplinas foram ministradas através de recursos didáticos e pedagógicos dinâmicos e interativos, como exposição dialogada, slides, vídeos, reflexão sobre letras de músicas, dinâmicas de grupo e a criação de painéis e cartazes. O último encontro foi ministrado através de um jogo lúdico baseado na Metodologia CEFE com o objetivo de revisar todos os conteúdos e propor, através de uma simulção, o uso prático destes conhecimentos. O desafio foi montar um “empreendimento econômico, criativo e solidário de sucesso”, a partir da elaboração de uma maquete em que os participantes deveriam considerar elementos abordados nas aulas anteriores, como cadeias e arranjos produtivos, os setores criativos, os princípios da cooperação e da solidariedade e a autogestão.

As aulas foram ministradas com bastante diálogo e oportunidade para que os educandos pudessem expor livremente suas ideias sobre os  conteúdos abordados. 09 alunos concluíram a disciplina no Curso de Projeto Visual e Gráfico e 08 concluíram no Curso de Editor de Video. Ao final, foi aplicado um instrumento pessoal e anônimo de avaliação da disciplina.

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Conteúdos da Disciplina “Trabalho Cooperação e Solidariedade”


Trabalho, Cooperação e Solidariedade (1ª Aula)

Introdução, conceitos e princípios.

Economia Solidária (2ª e 3ª Aula)

-Conceito, princípios, práticas.

-Comércio Justo e Solidário e Consumo Solidário.

-Ecosol, sustentabilidade e Movimentos Populares.

Economia Criativa e Economia da Cultura (4ª Aula)

- Economia da cultura ou economia criativa?

- A economia criativa no mundo e no Brasil: histórico.

- Os setores criativos.

- O mercado criativo: da indústria aos micros empreendimentos.

- A economia criativa como vetor de desenvolvimento local.

Jogo: Construindo um empreendimento econômico, criativo e solidário de sucesso (5ª Aula).


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Sobre a Metodologia CEFE aplicada no último encontro.


Desde 1984 a metodologia CEFE  (Competency based Economies through Formation of Enterprise) está sendo aplicada e adaptada em mais de cem países. Ela foi consolidada pela GTZ – Sociedade Alemã de Cooperação Técnica.

Princípios Diferenciadores

- Considera o empreendedor como centro e sujeito da aprendizagem;

- Os conteúdos se adaptam às necessidades do grupo;

- Fundamenta-se no processo da aprendizagem por ação -  “ aprender fazendo”;

- Este processo de construção do conhecimento tem, como ponto de partida, as experiências do dia a dia dos  empreendedores;

- Substitui as apresentações expositivas de conteúdos por atividades participativas como: experiências estruturadas (jogos/simulações), sempre levando em conta o desenvolvimento da conduta empreendedora.

Através da metodologia CEFE, mais do que transmitir conhecimentos e ferramentas desenvolve-se uma mudança de comportamento frente à aprendizagem.

Agradecimentos a Diane Barros e Oscar Luz que deram suporte técnico na realização das atividades da disciplina.

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