Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

É HOJE: No Quilombo do Sopapo apresentação dos 82 projetos para a Rede RS dos Pontos de Cultura!

A abertura e o encerramento da solenidade serão com apresentações desenvolvidas no Quilombo do Sopapo, Música com Tambor de Sopapo e Hip Hop e Teatro de Mamulengos, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil e a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. Abaixo a programação da tarde:



- Ato de apresentação dos 82 grupos culturais que comporão a Rede RS de Pontos de Cultura e de lançamento de edital para mais 78 Pontos de Cultura - convênio de R$ 18,13 milhões entre MinC e SEDAC, no âmbito do programa Cultura Viva.
- Segunda, 2 de setembro, às 16h30min, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (localizado na Avenida Capivari, 602, bairro Cristal, Porto Alegre/RS).
- Presenças do Secretário de Cultura do RS, Luiz Antônio de Assis Brasil, e da Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.
- Apresentações artísticas de Tambor de Sopapo com Edu do Nascimento e Mestre Jaburu, Fuzuê Teatro de Animação (mamulengo do Piauí com Leandro Silva) e Central Social RS.
São diretrizes fundamentais do programa, e exigência para ingresso na Rede, a gestão participativa, a educação popular, a comunicação comunitária, a economia solidária, a cultura digital, a sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Além destas dimensões, a Rede RS de Pontos de Cultura terá como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).

As apresentações artísticas e culturais da tarde, para a abertura e encerramento do Ato de apresentação dos 82 projeto da Rede de Pontos de Cultura RS e do lançamento do novo edital para mais 78 Pontos de Cultura no Rio Grande do Sul, são fruto de projetos e ações construídas no Quilombo do Sopapo.
A abertura será com a mostra de duas músicas do Pontinho de Cultura Um Sonho de Liberdade, músicas com a percussão do Tambor de Sopapo para um espetáculo com Bonecos Gigantes. A apresentação será conduzida pelos Griôs Edu do Nascimento e Jaburu, da Ação Griô O Sopapo de Todos os Papos.
Ao final da solenidade duas apresentações decorrentes de Residências Artísticas – Interações Estéticas que a FUNARTE seleciona anualmente para ocorrerem em Pontos de Cultura. A primeira será do Fuzuê – Teatro de Animação, com o Mamulengueiro Leandro Silva do Piauí, que durante o primeiro semestre deste ano ministrou oficinas e mostras de teatro de mamulengo no Quilombo do Sopapo, Prêmio FUNARTE 2012. Encerraremos a tarde de Cultura Viva Comunitária com Ricardo Sória e o Central Social RS. Rapper do Cristal premiado pela FUNARTE em 2009 com o projeto Música Didática como instrumento de Transformação Social, que resultou no primeiro disco de Hip Hop do estúdio do Quilombo do Sopapo. Disco construído a partir de oficinas de música e poesia com inspiração em matérias de português, história e geografia da Escola Básica.

Viva a Cultura Viva Comunitária!!!!




Você se apropriou
Da nossa identidade
Você nos expulsou
Do centro da cidade
Você não publicou
aquela entrevista
Você não revelou que sou protagonista

Só porque você tem poder
Acha que vai nos convencer
Estamos prontos pra valer
A nossa força é o saber

Tem hip-hop na comunidade
Tem grafiteiro com dignidade
O teatro é realidade
Também tem literatura
Dançadeira a sua vaidade
Capoeira toda liberdade
A bandeira da sinceridade
Salve o ponto de cultura!



post: Leandro Anton