Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 30 de abril de 2013

"Cuíca é uma criança...

recém nascida que você tem no colo, ela não gosta de brutalidade, não gosta de estupidez..." Neives Meireles Baptista, Porto Alegre, 16 de abril de 2008.

Montagem: Jéssica Hiroko

São cinco anos, que de 16 a 20 de abril de 2013 na 5ª semana do Ponto de Cultura,  comemoramos da benção de Mestre Baptista, Mestre Giba Giba e Bataclã F.C. ao Quilombo do Sopapo.
Na tarde e noite do dia 16, as interações estéticas em curso no Quilombo do Sopapo conduziram os encontros do aniversário.
Leandro Silva, artista residente piauiense, com o Fuzuê - Teatro de Animação, receberam a Mestre Griô Sirley. Canto do Buriti no Piauí e Pelotas tão próximas nas contações de histórias que rolaram na Biblioteca do Quilombo do Sopapo para a turma dos jovens, que todas as terças e quintas à tarde, se encontram para a criação dos mamulengos que irão se apresentar em junho, quando a residência artística de Leandro encerra suas atividades num festival de bonecos de mamulengo ali no Cristal, na casa da avenida Capivari 602.
Foi um fuzuê com balões, pirulitos, línguas de sogra, que teve o brinde de um violino executado pela Rosângela acompanhando o Rap da Terceira Idade cantado por Mestre Sirley, observada por Dona Maria, Sônia e Neives José Madruga Baptista.


foto: Carlos alberto

Na noite a casa se renovou de pessoas, amigos destes 5 anos de construção e parceiros institucionais fundamentais para esta caminhada da cultura viva prestaram homenagem à família de Mestre Baptista, que a emoção transmitida e vivida pelos presentes se torna indescritível para um texto, mas no vídeo postado  abaixo, que é parte da interação estética Quilombo do Sopapo e os Territórios Digitais Quilombolas conduzida pela artista residente Nádia Prestes, portoalegrense radicada no Rio de Janeiro, poderão aproximar os leitores deste post do ambiente que se formou para a homenagem e celebração dos cinco anos de Quilombo do Sopapo.


Vídeo homenagem à Mstre Baptista - Nádia Prestes - Quilombo do Sopapo e os Territórios Digitais Quilombolas - Residência Artística FUNARTE 2012

Foram mais de 40 pessoas presentes naquele momento que finalizou o primeiro dia desta confraternização, presentes Mestre Chico, Mestre Giba Giba, Bataclã F.C., Paulo Barbosa, aprendiz de Mestre Baptista, Mestre Jaburu, Griô Edu do Nascimento, Mestre Sirley... E parceiros: Guayí, Sintrajufe-RS, Regional Sul do MINC, Comissão RS dos Pontos de Cultura, Conselho Gestor Comunitário do Ponto de Cultura, Coletivo Catarse, Ventre Livre... E a família de Neives Meireles Baptista, com quem todos os presentes compartilharam a emoção de celebrar a memória viva, a vida e sua continuidade em ações, e que um destes lugares que as acolhe é o Quilombo do Sopapo.

foto: Douglas Oliveira

Por enquanto, o Lugar – não importa sua dimensão – é, espontaneamente, a sede da resistência, às vezes involuntária, da sociedade civil, mas é possível pensar em elevar esse movimento a desígnios mais amplos e escalas mais altas. Para isso é indispensável insistir na necessidade de um conhecimento sistemático da realidade, mediante o tratamento analítico do território, interrogando-o a propósito de sua própria constituição no momento histórico atual.... devemos ter isso em mente, ao pensar na construção de novas horizontalidades que permitirão, a partir da base da sociedade territorial, encontrar um caminho que se anteponha à globalização perversa e nos aproxime da possibilidade de construir uma outra globalização.” Milton Santos, A Natureza do Espaço. 


post: Leandro Anton