Visualizações de página do mês passado

domingo, 22 de abril de 2012

Informativo do Comitê Popular Cristal da Copa 2014 - Porto Alegre – nº 4 – abril de 2012


É Chave por Chave
Famílias atingidas pela duplicação da Avenida Tronco não deixarão suas casas antes de estarem prontas as residências para onde serão removidas
Assembleia dia 14 de fevereiro de 2012, no salão paroquial da Igreja Santa Teresa
A prefeitura de Porto Alegre quer iniciar as obras de duplicação da Avenida Tronco (no bairro Cristal, Zona Sul da Capital) no próximo mês de Abril, mas até agora não disse para onde irão todas as famílias atingidas. E pior: nem sequer começou qualquer obra de construção de casas ou apartamentos populares para serem as novas moradias das pessoas. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, as obras das moradias iniciam somente em outubro.

Até o momento, a prefeitura adquiriu 20 terrenos no Cristal. Destes, 17 foram indicados pela comissão de moradores da Vila Cristal e Divisa e, os outros 3,
foram adquiridos pelo governo na Avenida Jacuí. No entanto, todos esses terrenos são poucos para atender as 482 famílias cadastradas nesta região, já que parte delas quer se mudar para casa e não para apartamento. Segundo a prefeitura, casas não serão construídas num primeiro momento devido à falta de terreno na região.

Ora, há as cocheiras do Jóquei; uma parte desta área resolveria a situação de quem quer casa e não apartamento. Ou será que a prefeitura entende que as cocheiras é só para ricos e que virão de fora do Cristal?

Outra questão já afirmada pelo prefeito de Porto Alegre é que a avenida Tronco não é prioritária para que a Copa aconteça em Porto Alegre. Então prefeito, por que a pressa? Construa primeiro as moradias e depois faça as obras! É Chave por Chave! Sobre a área do jóquei, a prefeitura tirou o corpo fora e diz que a responsabilidade é do governo estadual. Mas a verdade é que agora a responsabilidade é da prefeitura, uma vez que aprovação de projetos, contrapartidas, índices consrutivos e principalmente, de gravame de Áreas Especiais de Interesse Social são responsabilidade e atributos do município de Porto Alegre. Ou seja, hoje é responsabilidade do prefeito José Fortunati. A empresa Multiplan quer construir 20 torres de edifícios na área das cocheiras do Jóquei, para quem? Nenhum dos edifícios é para os moradores que serão atingidos pela duplicação da Avenida Tronco. Por quê?

A situação real é que não há uma única habitação construída para as famílias a serem desalojadas e nem foram desapropriados todos os terrenos necessários para alojar os afetados. Por isso que na assembleia do dia 14 de Fevereiro, os moradores do Cristal reforçaram o compromisso de “É chave por chave”: ou seja, somente deixarão as suas casas quando tiverem uma outra casa, no bairro em que quiserem, para onde ir em definitivo e que esteja no nome dos moradores reassentados. E agora que foi confirmada a retomada das obras no Beira-Rio, pode crer que o bicho vai pegar! 

Encaminhamentos da assembleia do dia 14/02

- Conhecer e ter cópia da sistematização do cadastro socioeconômico das famílias atingidas feito pela prefeitura;
- Comunidade participar dos debates sobre os projetos viários;
- Não aceitamos aluguel social;
- Queremos bônus-moradia de R$ 80 mil;
- É chave por chave: as pessoas somente deixarão as suas casas quando tiverem uma outra para onde ir em definitivo;
- Manter o terreno da Rua Jataí no 593 como área para atender os moradores do Cristal atingidos pelas obras.

Agora em Abril, teremos mais assembleias e mobilizações. Te informa com a associação de moradores, lideranças e vizinhos! Participe! 

O que foi prometido... E o que existe de verdade

Os nossos pais e avós, pessoas mais vividas e experientes, sempre disseram “nem tudo que reluz é ouro”. É incrível como o tempo passa, mas os ditos populares, como esse, são sempre atuais. Nunca saem de moda.

A duplicação da Avenida Tronco e seus “benefícios” reluzem como ouro para muitos de nossos vizinhos, políticos e demais moradores de Porto Alegre.

Tudo parece ser muito lindo: dizem que a cidade vai se desenvolver, as pessoas do Cristal e da Tronco viverão em casas melhores, que a obra vai ajudar a Copa do Mundo, que irá gerar muitos empregos e riqueza ao Rio Grande do Sul.

No entanto, até agora nada saiu do papel. O traçado da duplicação da avenida já foi apresentado à comunidade pela prefeitura; demos sugestões para alterar a praça prevista, a fim de remover menos pessoas, mas não tivemos retorno. Ainda em 2010, lideranças comunitárias entregaram à Secretaria da Copa de Porto Alegre uma lista com 25 terrenos na região da Vila Cristal e Divisa. Até agora, a prefeitura desapropriou apenas 20 terrenos, número insuficiente para atender as 482 famílias cadastradas que serão afetadas pela duplicação, e que não querem só apartamento, mas também querem casas.

Até agora, a prefeitura não deu nenhuma resposta sobre o principal terreno indicado pela comissão de moradores, que foi a área das cocheiras do Jóquei.

Estamos aguardando!!

O prefeito José Fortunati diz que a previsão de iniciar a obra é em Abril.
Até agora, não existe uma única casa ou apartamento pronto para receber as famílias removidas. Mesmo sem ter onde colocar as pessoas, a prefeitura já
está desmanchando casas.
E informa que só irá iniciar a construção das novas moradias em outubro de 2012.
Há muitas promessas de desenvolvimento com a duplicação da Tronco e de uma nova vida para os moradores da região. No entanto, nada de concreto foi feito.
Vamos sair das nossas casas sem ter outra casa para onde ir? Essa é uma garantia que todo o cidadão, que todo o morador de Porto Alegre deve ter.
Não basta o prefeito apenas dizer que ele dá a palavra dele; é preciso fazer. Em assembleia no dia 14 de fevereiro de 2012, na Igreja Santa Teresa, afirmamos: SÓ SAIREMOS DE NOSSAS CASAS PARA AS CASAS DEFINITIVAS!


É CHAVE POR CHAVE! Não aceitamos Aluguel Social! Queremos ficar no Cristal! Queremos bônus de R$ 80.000,00!

Não basta o prefeito dizer que dá a palavra dele, é preciso fazer!

O ALUGUEL SOCIAL, que poderá ser usado pela prefeitura, não é garantia às famílias que serão removidas. Pelo contrário: no momento em que a família vai para o aluguel social ela perde seus direitos e fica completamente nas mãos da prefeitura. Não há garantias de que ganhará uma nova casa na região. A família pode ser obrigada a se mudar para um condomínio em um outro bairro longe, que fique pronto antes das moradias novas no Cristal, já que a prefeitura é que paga o aluguel e poderá deixar de pagar quando quiser. Além disso, com o aluguel social as pessoas ficarão espalhadas (pois não há um local com diversas casas perto para serem alugadas por todos pelo preço correspondente ao aluguel social), reduzindo a união e a luta da co unidade.

Há 1 ano fizemos nossa primeira mobilização. Mas temos mais ainda por fazer!

Os moradores decidiram não responder ao cadastro feito pela prefeitura municipal, rejeitar a construção da praça naquele local e exigir que, se famílias precisarem ser removidas, que fossem reassentadas na mesma região e não em bairros distantes e de periferia, como a prefeitura têm feito ultimamente com as comunidades. Desde então, já foram realizadas várias outras assembleias e reuniões, entre elas a audiência pública na Assembleia Legislativa com os Ministério Público Estadual e Federal; mobilizações, como a caminhada em um sábado chuvoso de outubro pela Avenida Chuí e Diário de Notícias. Nessa atividade, os moradores e o comitê popular da Copa denunciaram que a prefeitura de Porto Alegre estava entregando também para o Jóquei uma outra área pública, que fica junto ao terreno das cocheiras, para o Jóquei. Isso permitiu que a Multiplan viabilizasse o empreendimento das 20 torres no local. 



No entanto, ainda não estão garantidas as casas e nem permanecer na região. Por isso, a luta não terminou. Em 2012, precisaremos ter ainda mais força e união para fazer mais protestos, mobilizações, reuniões e audiências. 

 
Reiniciam as obras no Beira-Rio

AGORA O BIXO VAI PEGAR!


Após casamentos, brigas, traições eseparações, a novela sobre a reforma do estádio Beira-Rio para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre parece que se encaminha para um final. Na segunda quinzena de março, a direção do Sport Clube Internacional e a construtora Andrade Gutierrez assinaram o contrato para o reinício das obras.

A papelada foi assinada em um dia e, já no outro, estavam os trabalhadores a todo o vapor nas obras. Com a confirmação e retomada das obras no Beira-Rio, as obras de duplicação da Avenida Tronco voltarão com muita intensidade, mesmo não sendo necessária para a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Isso significa pressão sobre as mais de 1300 famílias cadastradas e que serão removidas para a obra. A exemplo do estádio colorado, em que as obras foram retomadas super rapidamente, também deve acontecer isso na Tronco. A prefeitura mesmo está prometendo iniciar a duplicação da avenida agora em Abril. E as casas novas? A própria prefeitura disse, em reposta a um questionário feit pela Comissão de Moradores da Vila Cristal e Divisa, que a construção das unidades habitacionais no Cristalterão início somente em outubro de 2012.

Enquanto as casas não ficam prontas, o prefeito disse que as famílias que não querem o bônus moradia irão para o aluguel social. Neste último programa, a prefeitura paga o aluguel por 6 meses, podendo renovar por mais 6 meses, até que as novas moradias fiquem prontas. O valor do aluguel é determinado pela
prefeitura. Sem contar que não há garantia de a família ganhará uma nova casa na região, a comunidade ficará espalhada, o que irá dificultar qualquer mobilização para exigir direitos e tudo mais.

São muitas promessas feitas pela prefeitura, mas de uma coisa temos certeza: com a retomada das obras do Beira-Rio, as obras da Tronco chegarão atropelando
e engolindo tudo e todos. Somente a comunidade UNIDA e na LUTA conseguirá pressionar a prefeitura e exigir os seus direitos.

Por isso, fique atento às associações de moradores! Atenda aos chamados! Mobiliza-te 

Copa do Mundo de 2014 para quem?

Essa é a principal pergunta que o grupo de teatro de rua Levanta Favela faz a quem assiste à sua peça “Futebol Nossa Paixão”. Ela foi apresentada durante a mobilização da assembleia geral dos moradores das vilas Divisa e Cristal, ainda no mês de fevereiro.

“Futebol nossa Paixão” é uma criação coletiva para teatro de rua que se propõe a discutir as conseqüências que um megaevento do porte da Copa do Mundo de Futebol pode trazer para o povo. Um evento que já está desalojando populações e que, durante sua realização, implantará um temido estado de exceção no território brasileiro, com novas leis estabelecidas pela Lei geral da Copa.

A peça mostra torcedores se sacrificando pelo único prazer de ver o Brasil ser campeão com seus próprios olhos. Para isso, a população acredita nas promessas da FIFA e dos governos de que a Copa vai gerar milhares de empregos, irá mudar a vida de todos, enquanto a passagem de ônibus continua a aumentar, a saúde prossegue um caos. E os homens que trabalharam nas obras dos estádios não conseguem nem mesmo entrar e assistir aos jogos, que ajudaram a
receber, porque os ingressos são muito caros.

Mantenha-se informado

http://comitepopularcopapoa2014.blogspot.com - http://quilombodosopapo.blogspot.com

Se quiser participar do Comitê Popular da Copa, passe no Quilombo do Sopapo (Av. Capivari nº 602 - Bairro Cristal – em frente à praça) e deixe teu nome e telefone. Tu serás avisado dos dias e dos horários das reuniões.

COMITÊ POPULAR CRISTAL DA COPA 2014 - PORTO ALEGRE

Jornalista responsável: Katia Marko (DRT/RS 7969) - Diagramação: Marcelo Souza

Apoio: Fundo Brasil de Direitos Humanos e SINTRAJUFE
 

Nenhum comentário: