Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 12 de abril de 2011

Três Anos de Quilombo do Sopapo

Foto: Douglas Oliveira
Foto: Leandro Anton
Esta foto tem seu percurso inciado em julho de 2009 durante as oficinas de artes visuais do curso TV Sopapo. Oficinas ministradas pelo artista plástico Ernani Chaves e que tinham objetivo de fazer a integração da turma que iniciava o curso e também de produzir a vinheta dos programas da TV Sopapo. Desta imagem a oficina produziu o stencil da mulher negra extraído de um cartaz.
Em março de 2010 durante a Interação Estética - Residência Artística  Arte Bio Construída os mosaicos surgiram durante o mutirão da residência e que também compõe a imagem de abertura do nosso blog com os dois tambores de Sopapo. Neste mesmo período estava rolando outra interação estética, o Imagens Faladas e do qual Douglas Oliveira participava. É dele a foto que retorna as mãos de Ernani Chaves 9 meses depois para que este fizesse a arte da primeira camiseta do Quilombo do Sopapo. 
A descrição dela é uma mostra da mistura e das interações do espaço vivo que é o Quilombo do Sopapo nestes seus três anos de vida.

É nesta semana que o Quilombo do Sopapo está completando três anos de centro cultural comunitário, três anos de resistência. Para a semana de 11 a 16 de abril, a programação inclui shows, oficinas, mostra de vídeos, reuniões comunitárias, presentes para os jardins do Quilombo, contação de histórias e inaugurações de espaços. O Quilombo do Sopapo é um ponto de cultura que abriu suas portas oficialmente no dia 16 de abril de 2008 e tem como padrinhos Mestre Baptista, Mestre Giba Giba e Bataclã F.C. O espaço tem como principais parceiros aGuayí e o SINTRAJUFE.

Serão seis dias de atividades para comemorar e principalmente para receber na casa as parcerias e os amigos e nestes encontros renovar a energia da luta por espaços-territórios como o Quilombo do Sopapo. Encontre na programação abaixo um tempo para compartilhar na Avenida Capivari 602:


11/04/11 – segunda-feira: Economia Solidária no Quilombo do Sopapo
  • 14 às 16h – Reabertura do Telecentro com oficinas digitais
  • 17h – Mostra de Vídeos da CVP
  • 18h - Oficina Economia Solidária (autogestão, associativismo, cooperativismo) NEATES
12/04/11 – terça-feira: Hip Hop no Quilombo do Sopapo
  • 15h – oficinas de Beat Box e Rap de Hora com Central Social RS
  • 18h - mostra de vídeos de Hip Hop
13/04/11 – quarta-feira: Democracia popular no Quilombo do Sopapo
  • 14 às 16h – Reabertura do Telecentro com oficinas digitais
  • 17h - mostra de vídeos da maleta Democracia do Canal Futura
  • 18h - as experiências do Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo; Grupo de Trabalho da Praça (A Volta do Povo à Praça) e Comitê Popular da Copa Cristal

14/04/11 – quinta-feira: O SOPAPO no Quilombo do Sopapo
  • 15h – Richard Serraria no Quilombo – SARAPO (Sarau + Rap + Sopapo)
  • 18h – CATARSE no Quilombo com o Filme “O Grande Tambor”
15/04/11 – sexta-feira: Fotografia no Quilombo do Sopapo
  • 14h – oficina de fotojornalismo comunitário com saída fotográfica e laboratório
  • 18h - Contação de Histórias do livro Imagens Faladas
  • 20h – 35mm - Inauguração do Laboratório Fotográfico do Quilombo do Sopapo
16/04/11 – sábado: Festa no Quilombo do Sopapo
  • 15h – presenteie o Quilombo plantando um muda de chás, ervas, flores ou plantas – não esqueça de levá-las (NEAS, Ingá e Casa Tierra)
  • 17h – shows no Anfiteatro Piscina (Tragam seus instrumentos)

O vídeo postado abaixo faz parte da história deste espaço. Nele estão os três padrinhos do Quilombo do Sopapo e é um registro da mistura que o ponto de cultura proporciona. Grande parte das imagens foram produzidas durante uma ação comunitária que o Quilombo do Sopapo articulou com o Coletivo Catarse, Bataclã F.C., com a Ação Griô "O Sopapo de Todos os Papos", o Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo, a Cristalizar Vídeo Produções dentro do projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência desenvolvido pela Guayí proponente do Quilombo do Sopapo. Fomos num grupo de 11 pessoas de cinco coletivos distintos. É nesta visita nos dias 28 e 29 de março de 2009 que foi confeccionado o Tambor de Sopapo do ponto de cultura e que dá origem ao projeto de produção do documentário "O Grande Tambor" realizado pelo Coletivo Catarse durante o ano de 2010 via edital do IPHAN.




post: Leandro Anton