Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de março de 2011

História da ocupação do Umbu no projeto da Guayí tem o apoio da ONG MOVIMENTAÇÃO


      A história da ocupação do Parque Residencial Umbu em Alvorada, está sendo contada pelos moradores da comunidade em oficinas de oralidade que começou no domingo, 27/03, na Escola Municipal Normélio Pereira de Barcellos, na comunidade do Umbu. O documento de resgate dos 24 anos de formação da primeira ocupação de habitação popular da América Latina começa a ser documentada através do Projeto "Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS" que está sendo executa pela ONG Guayí no Território de Paz no Umbu, no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).



      O trabalho de mobilização e conscientização da comunidade do Território de Paz do Umbu, conta com o apoio da ONG MOVIMENTAÇÃO, que há quatro anos vêm desenvolvendo ações sócio-educativas em Alvorada. Nas ações compartilhadas com as demais entidades da sociedade civil organizada, que atuam dentro do Território de Paz do Umbu. A ONG MOVIMENTAÇÃO coloca a à disposição dos projetos sua base operacional na comunidade, que inclui o Ponto de Leitura MOVIMENTAÇÃO.



      No Projeto da ONG Guayí "Economia Solidária na Prevenção à Violência no RS" que começou no dia 24/03, com apresentação do cronograma das ações da ONG, na comunidade, que contou com a presença de representações de seguimentos da sociedade civil do poder público municipal e estadual, como a Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), através da Diretoria da Cidadania Cultural, representada pelo Griô em comunicação social, direitos humanos e cidadania – senhor Prudêncio da Coordenação da Política de Pontos de Cultura.



          O representante da Diretoria da Cidadania Cultural da SEDAC participou também, no domingo, 27/03, da oficina da história oral dos moradores do Umbu, que protagonizaram o processo de ocupação do bairro (12/07/1987), que agrega 23 anos de resistência de luta comunitária. O Griô Prudêncio salientou a importância da participação do estado com a comunidade nas discussões de suas prioridades. "Defendemos uma democracia participativa, onde no centro do debate, têm que estar os sujeitos protagonistas das ações comunitárias. Penso que a cultura está exercendo este papel de promotora da cidadania", afirma.
Queremos continuar compartilhando nossa utopia com todos: homens e mulheres de boa vontade que possam ser multiplicadores das nossas iniciativas.


Telefones: (51) 3447-5662 - 3443-6417 e 8482-3864 - Base Operacional da ONG MOVIMENTAÇÃO:

Rua Concórdia, 571 - Parque Residencial Umbu, Alvorada/RS - CEP: 94801-971

e-mails:  ong_movimentacao@hotmail.com - ong.movimentacao@gmail.com  

http://ongmovimentacao.blogspot.com