Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Árvore em Fogo

Neste último sábado, 14 de agosto, foi apresentado na praça Alexandre Zacchia, em frente ao Quilombo do Sopapo, a intervenção cênica Árvore em Fogo, baseada em poemas do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, criada pela Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela.

O grupo chegou no Quilombo no início da tarde para se preparar e após maquiagem e figurinos saíram pela Av. Capivari em cortejo na direção da Vila Cristal, a qual percorreram seus Becos, chamando moradores para os acompanharem até a praça e assim dar início por volta das 16h30min da apresentação.
A Ação da caminhada-cortejo para chamar o público para um ponto de cultura é essência, este encontro com o Levanta Favela fortalece esta convicção e também renova a energia de ação do Quilombo do Sopapo evidenciando o que é fundamental para a continuidade de um centro cultural comunitário, sua relação comunitária e sua manifestação pelas ruas,e também na formação e abertura de espaço para grupos com esta expressão!

cortejo pela Vila Cristal

O Cortejo, mesmo a Cambada não sabendo, foi numa das áreas que serão atingidas pela Copa do Mundo de 2014, pois nesta vila passará a duplicação da Avenida Tronco e mais de 50% desta comunidade terá sua casa atingida ou removida por esta obra.

A chegada a praça foi acompanhada de parte do público e a apresentação teve seu palco na quadra poliesportiva. O círculo se formou para mais de uma hora de performance e de momentos de interação que só manifestações como o Teatro de Rua permitem. Mesmo sendo uma peça com roteiro de grande complexidade e texto para um público adulto, em muitos momentos a criançada reagiu a personagens, em especial o nazista, do qual eles não tiveram dúvida que deveria ser combatido. A música, os rostos pintados e a a expressividade em câmera lenta dos atuadores manteve a atenção e a curiosidade do público atraindo sempre novos olhares em todo tempo de agitação.

o círculo do público na quadra poliesportiva

Abaixo seguem outras fotos do espetáculo Árvore em Fogo do Levanta Favela que tem seu blog www.levantafavela.blogspot.com .






Texto e fotografias: Leandro Anton

Nenhum comentário: